POCKET ROCKET – HONDA CIVIC LSI

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Polia de Comando AP Expert Prata
21 de outubro de 2016

POCKET ROCKET – HONDA CIVIC LSI

HONDA CIVIC LSI


Carro muito requisitado pelos entusiastas, com preço acessível e com design bastante atrativo. Estes foram apenas alguns dos detalhes que fizeram com que o Honda Civic fosse a escolha perfeita para Renan Konrath. Assim como a maioria dos "Hondeiros" de plantão, seu sonho era um VTi, mas nem sempre o bolso acompanha seus sonhos. Por este motivo, a escolha foi um carro com a mesma carroceria, mesmo apelo visual, cambio manual e da cor que ele sonhava!

E então, com apenas 17 anos, Renan adquiriu seu primeiro carro, um Civic LSi 1993, e desde o principio a idéia era um projeto fora do comum! Com muita pesquisa, chegou ao Swap perfeito para seu carro, a troca do cabeçote original do motor D15B2 1.5l 16v pelo MiniMe D16Z6 com VTEC.

Sem seguir nenhum tipo de regras, e fazendo seu projeto ainda mais exclusivo, ao invés de substituir o motor completo pelo 1.6l (sim, isso seria uma facilidade sem tamanho), descobriu também que o motor 1.5l tem mais torque e maior facilidade em atingir um RPM mais elevado, então por que não fazer algo diferente?

Decidido quanto a preparação escolhida, em 2015 Renan começou a adquirir as peças, iniciando pelo cabeçote Z6 e a admissão do Civic Hatch Si com 4 injetores. Em seguida, foi a hora de colocar todo empenho, pesquisa e dedicação em prática. O carro foi para a Bordin Motorsport, começando com a montagem de novos pistões com 1mm a mais de diâmetro, elevando para 12.1 de taxa, coletor de escape 4x2x1 em inox, intake de 3 polegadas e corpo de borboleta Skunk2 com Port Polished na admissão, além claro, da troca do cabeçote.

O novo motor é totalmente controlado pela Injeção Eletrônica FuelTech, saindo de seus tristes 92cv para consideráveis 150cv a 6800RPM e 17,5kgmf. Com apenas 4500RPM podemos sentir o aumento de potência vinda do VTEC, e segue linear até o corte e giros a 7600RPM.

Mas o projeto não para por ai, as próximas aquisições serão Comandos Stage 2, pratos e molas especiais e a instalação de uma polia regulável para aumentar ainda mais a faixa de rotação e o pico de potência máxima. Fotos e Reportagem: Ketlen Krug

FICHA TÉCNICA:


Motor: D15Z6 4 cilindros
Cabeçote: VTEC SOHC 16v
Comando de Válvulas: Original
Pistões: PM3 76mm
Bielas: Originais
Virabrequim: Nitretado e Balanceado
Bomba de óleo: Original
Corpo de borboleta: Skunk2 70mm
Coletor de Admissão: Civic Si 1995
Coletor de escapamento: 4x2x1 inox
Escapamento: 2,1/4 com abafador inox no final
Módulo de injeção: FuelTech FT400
Ignição: Distribuidor Civic Si 95, cabos de vela NGK Japan
Bobina: Original Bosch
Eletrônica: Wideband FuelTech Nano
Bicos Injetores: Bosch Green 42lbs
Regulador de pressão: Original
Bomba de combustível: Astra Flex Bosch
Transmissão: Original
Embreagem: Exedy OEM
Suspensão: Molas e amortecedores preparados com camber kit's dianteiros e traseiros e barras estabilizadoras
Potência: 150cv 6800rpm / 17,5kgmf 5500rpm

Agradecimentos: A Bordin Motorsport por seu empenho em desenvolver o projeto, conhecimento e facilidade de fazer sempre o melhor.

FOTOS